segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mediação Pedagógica e Uso da Tecnologia - Marcos T. Masetto

O texto faz uma análise do uso da tecnologia como mediação pedagógica discutindo o emprego das tecnologias no processo de aprendizagem dos alunos. O autor faz uma crítica aos professores e as escolas por excluir o uso da tecnologia durante muito tempo dos planos de aula. Mas com um novo aluno que está em constante interação com novas tenologias é impossivel a escola não acompanhar. As técnicas são escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam, a tecnologia deve portanto ser variada e adequada ao novo papel do aluno que é o sujeito da aprendizagem e do professor que é o mediador, incentivador e orientador nos ambientes de aprendizagem. Um professor que busca o diálogo com os alunos, troca experiencias, debate dúvidas, questiona e apresenta problemas e orienta o aluno nas dificuldades. Colocando dessa forma o aluno como centro da aprendizagem.
Novas tecnologias como: computador, internet( teleconferencia, chat, listas de discussão, correio eletronico,sites de busca de informações, jornais, artigos,etc), hipermídia, multimídia colaboram para deixar o processo de aprendizagem mais eficiente e interessante. Cooperando tanto para o desenvolvimento da educação tanto presencial como a ditancia.

Um comentário: